Pelo segundo dia consecutivo, Bauru registra menor temperatura do ano


Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp foram registrados 7.7°C às 6h35 desta sexta-feira. Na zona rural, a temperatura foi ainda menor, 6,7 às 4h, de acordo com dados do Ciiagro. Gráfico mostra a queda na temperatura entre sexta e sábado em Bauru
Ipmet/Reprodução
Bauru registrou neste sábado (17), pelo segundo dia consecutivo, a temperatura mais baixa do ano, segundo dados do Instituto de Pesquisa Meteorológicas da Unesp (Ipmet). Os termômetros registraram 7,7°C às 6h35 desta manhã.
Quase dois graus a menos que a temperatura registrada no dia anterior, 9,3°C, até então a menor do ano. Já na zona rural, a temperatura foi menor ainda. Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), os termômetros registraram 6,7°C às 4h deste sábado.
Na quinta-feira (15), a Defesa Civil emitiu o alerta de baixas temperaturas para várias cidades do interior de São Paulo até o domingo (18).
A queda brusca nos termômetros está relacionada a uma massa de ar fria e aos ventos que ainda sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas variem entre 4°C e 13°C, com sensação térmica que podem chegar até 2°C.
Cuidados
Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado orienta toda população aos cuidados que deve se tomar durante este período, pois a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde.
No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e deve ter cuidados redobrados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Defesa Civil emitiu alerta sobre as baixas temperaturas
Defesa Civil / Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.