Iniciativa qualifica adolescentes em empreendedorismo e sustentabilidade, incentivando-os a atuar na zona rural e enfrentar a falta de mão de obra no setor agrícola. Jovens participam de projeto que estimula carreira no agro
TV TEM/Reprodução
O projeto Jovem Agricultor do Futuro em Lins, no centro-oeste paulista, tem como objetivo qualificar os adolescentes e incentivá-los a permanecer na zona rural. Os ensinamentos básicos começam na sala de aula, onde os estudantes aprendem sobre meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e empreendedorismo.
Essa iniciativa é promovida por uma usina de cana-de-açúcar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural do município.
Veja a reportagem exibida no programa em 23/07/2023:
Jovens participam de projeto que estimula carreira no agro
Uma das aulas, sobre empreendedorismo e sustentabilidade, já trouxe bons resultados. Os estudantes produziram sabão em barra e saquinhos de alho descascado para vender na vizinhança, e o dinheiro arrecadado é reinvestido no próprio projeto.
O projeto visa qualificar os estudantes e incentivar a permanência no campo, uma vez que o setor agrícola enfrenta atualmente a falta de mão de obra. Os adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, transformaram um terreno abandonado em uma plantação de abóbora.
Eles são responsáveis por manter a plantação irrigada, seguindo uma escala feita pelos instrutores, até mesmo aos fins de semana.
Daqui cerca de 20 dias, eles já poderão colher os frutos e vendê-los para a comunidade, levando parte da colheita para casa e plantando novamente para uma nova safra. Essa renda extra tem sido muito útil para muitos deles, que ajudam em casa com os gastos da família.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Jovens participam de projeto que estimula carreira no agro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.