Idoso é a 33ª vítima da Covid no ano em Marília e baixa procura por doses de reforço preocupa Prefeitura


Segundo a notificação hospitalar, a vítima é um homem de 96 anos, que tinha doença cardiovascular crônica. 81,59% da população-alvo não foram tomar a dose bivalente, cerca de 173.465 pessoas. Marília registra baixa procura pela vacina bivalente contra a covid-19
Prefeitura de Marília /Divulgação
A Prefeitura de Marília (SP) confirmou, nesta quarta-feira (30), mais uma morte por Covid-19 no município, a 33ª no ano.
Segundo a notificação hospitalar, a vítima é um homem de 96 anos, que tinha doença cardiovascular crônica. Ele apresentou os sintomas no dia 12 de agosto e teve o óbito constatado 15 dias depois, no último domingo (27).
Até então, a última morte em decorrência da doença foi de uma mulher de 87 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, no dia 3 de agosto.
Índices preocupam
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a importância de se completar a cobertura vacinal contra a Covid-19, tomando as vacinas de reforço ou complementar, como a mais recente, a bivalente. 81,59% da população-alvo ainda não foi tomar essa dose, cerca de 173.465 pessoas.
A dose bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron. Para recebê-la, a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de 4 meses da última dose.
Com um total de 1.972 casos positivos confirmados no Boletim Epidemiológico da 34ª semana de 2023, a evolução da aplicação da vacina, segundo o município, apresenta um dos seus menores índices de procura, chegando a ter dias em que apenas uma vacina é aplicada nas 52 unidades de saúde.
O contágio pela doença, por sua vez, se mantém persistente e estacionado em seu índice mínimo de ocorrência. Dos 1.972 casos positivos registrados em 2023, o contágio estava em queda crescente, indo de 346 novos casos por semana em janeiro até atingir 115 novos casos por semana em março (10ª semana) positivos por semana.
A queda do contágio se manteve até maio, quando houve o registro de um total de 26 casos por semana. Atualmente, o índice vem oscilando de 7 a 15 casos novos por semana nos últimos dois meses.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.