Fora das estantes, livros podem virar objetos decorativos; confira dicas de decoradoras


📚Ao g1, as decoradoras Flavia Carron e Marcella Rocha, ambas de Itapetininga (SP), explicam que usar livros na decoração pode ser uma forma divertida, criativa e barata de organizar os objetos. Decoradora de Itapetininga (SP) dá dicas de como organizar livros
Freepik/Reprodução
Os livros proporcionam “viagens” incríveis aos lugares mais fantásticos que a imaginação pode criar. Mas após a última, muitos deles são esquecidos e passam anos acumulando poeira nas estantes. Pensando nisso, o g1 conversou com decoradoras e traz algumas dicas para você utilizar seus velhos exemplares como decoração divertida, criativa e econômica.
Segundo as especialistas em decoração e arquitetura, Flavia Carron e Marcella Rocha, ambas de Itapetininga (SP), apesar de serem facilmente utilizados nos ambientes, raramente os livros são utilizados de forma inovadora.
Para isso, utilizar móveis diferentes das estantes e combinar os livros com itens e iluminação é essencial, ressaltam as especialistas.
Livros podem compor a decoração de diversos cômodos
Pixabay/Reprodução
Para pensar além das tradicionais estantes, as decoradoras destacam o uso de aparadores, mesas de centro, mesas de cabeceira ou prateleiras para apoiar os livros.
“Lembre-se de escolher livros que não apenas complementem a estética do ambiente, mas também possuam conteúdos artísticos relevantes, como ilustrações marcantes, poesias inspiradoras ou fotografias envolventes. Dessa forma, os livros não são apenas objetos decorativos, mas fontes de informações artísticas que enriquecem o espaço de maneira significativa”, ressalta Flávia.
Outros objetos também podem compor a decoração com livros
Unplash/Reprodução
🛋️Existe cômodo ideal?
“A organização de livros pode ser realizada em praticamente qualquer cômodo, tornando-se uma maneira versátil e elegante de adicionar personalidade e cultura aos espaços. Os livros são elementos neutros na decoração, adaptando-se a diversos ambientes, como salas, dormitórios, escritórios e até mesmo na cozinha”, comenta Flavia.
Apesar disso, comenta Marcella, é necessário tomar alguns cuidados para preservar a integridade do livro e manter a decoração sempre bonita e elegante.
Flávia Carron e Marcella Rocha são formadas em formadas em arquitetura com especialização em Interiores
Inata Arquitetura/Divulgação
📚Composição
Livros, móveis e iluminação também podem ser combinados na decoração.
“Se os livros tiverem capas coloridas, procure integrar essas cores de maneira sutil em outros elementos da decoração, como almofadas, tapetes ou objetos decorativos. Mantenha um estilo consistente. Se sua decoração segue um estilo específico como clássico, moderno, rústico, etc, escolha livros que se alinhem a esse estilo para criar uma sensação de unidade”, exemplifica.
As luminárias e outras fontes de luz criam uma atmosfera ao ambiente, explica Marcella.
Segundo as especialistas, livros são elementos neutros na decoração que se adaptam a diversos ambientes
Inata Arquitetura/Divulgação
Veja mais notícias na página especial Mercado Imobiliário do Interior
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.