Número de presos inscritos no Enem aumenta 18% na região de Bauru: ‘Recomeçar minha história’, diz detento


Em todo o estado de SP são mais de 21 mil inscritos do exame para pessoas privadas de liberdade. Provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Enem para pessoas que estão presas será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro
SAP/Divulgação
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio fizeram neste domingo (12) o segundo dia de provas e nos dias 12 e 13 de dezembro será a vez de detentos de penitenciárias de todo o país participarem da prova específica para pessoas privadas de liberdade – o Enem PPL.
Na região de Bauru, o número de inscritos foi 18,11% maior do que a edição no ano passado. Ao todo, 4.322 presos vão fazer as provas. No ano passado foram 3.659. Para quem cumpre pena é uma oportunidade de mudança de vida quando deixar a penitenciária.
“Meu objetivo é recomeçar a minha história. Tenho um comércio lá fora e pretendo reassumir minha empresa. Quero passar no Enem e ingressar em um curso de Administração, que é o que gosto. Minha matéria predileta é Matemática. Acredito que a Educação é a base de tudo. Investir na Educação é a garantia de um futuro melhor”, afirma um dos presos da Penitenciária de Pirajuí inscrito no exame.
O Enem PPL permite o acesso ao ensino superior por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A avaliação de desempenho é focada em reeducandos que terminaram o ensino médio e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame tem o mesmo grau de dificuldade do Enem regular e é composto por quatro provas, que juntas somam 180 questões, e uma redação em língua portuguesa.
A avaliação promove o acesso à universidade e também contribui para análise da educação como um todo.
“Eu quero dar uma vida melhor para minha família através de uma formação profissional. Desejo cursar Logística para conseguir um bom emprego e uma melhor formação intelectual. Acredito que, através da Educação, podemos ter acesso ao conhecimento e melhorar nossas habilidades pessoais e profissionais”, destaca outro detento inscrito no Enem, também da unidade prisional de Pirajuí
Em todo o estado de SP são 21.721 detentos que vão participar do Enem, um aumento de pouco mais de 10% em relação aos inscritos do ano passado, segundo os dados divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
Detentos encaram fazer o Enem como uma oportunidade de mudar de vida
SAP/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.