Mobilização faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, que chama atenção para a prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas. Bauru e Marília terão ações de conscientização e prevenção à IST, principalmente HIV e Aids, com exames e testes rápidos
Maxson Rodrigues/Secom Ferraz
Bauru e Marília anunciaram diversas ações voltadas ao combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A mobilização faz parte do Dezembro Vermelho, campanha que chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, causador da Aids. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi celebrado na sexta–feira (1º).
No Brasil, a luta tem como objetivo assegurar os direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus ou a doença, assistir e proteger aquelas que foram expostas ao vírus e promover eventos voltados à conscientização sobre o tema.
Os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a Aids ainda no início, uma vez que alguns dos sintomas iniciais da doença podem ser facilmente confundidos com dores de garganta e de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Em alguns casos, os indícios podem até mesmo nunca se manifestar.
Além da Aids, boa parte das doenças graves podem ser diagnosticadas com exames de rotina. Alterações nos resultados são formas do organismo demonstrar que algo não está funcionando como deveria.
Marília
A Secretaria de Saúde realiza, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), até o próximo dia 7 de dezembro a Campanha “Fique Sabendo”.
A ação incentiva e facilita o acesso à realização de testes rápidos de HIV/Aids e sífilis, bem como a prevenção, diagnóstico e cuidados às outras infecções sexualmente transmissíveis, junto a população mais exposta a essas infecções.
Durante o mês de dezembro, as unidades de saúde realizam, em salas de espera, atividades preventivas e de estímulo à realização do diagnóstico do HIV/Aids e da Sífilis.
No CTA, localizado na Rua 15 de Novembro, 3-36, no Centro, ocorrerão testagens rápidas com horário estendido e demanda espontânea na segunda-feira (4) e na quinta-feira (7), das 7h às 20h. Para realizar o teste, basta apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS, carteira de vacina e comprovante de residência.
Bauru
Em Bauru, profissionais de saúde do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam até às 16h deste sábado (2) testagens rápidas de HIV/Aids e sífilis. Não há necessidade de agendamento. Na quarta-feira (6), a ação será realizada, das 12h às 21h.
Em ambos casos, o atendimento será no piso 2, loja 216 do shopping localizado na área central da cidade. As testagens também podem ser feitas no CTA, que fica na Rua 15 de Novembro, 3-36, no centro.
Na segunda-feira (4) e na quinta-feira (7), o CTA estará com horário de atendimento ampliado, funcionando das 7h às 20h. Os testes rápidos serão realizados sem necessidade de agendamento, bastando apresentar documento com foto, CPF, cartão SUS, carteira de vacina e comprovante de residência.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Cidades da região fazem ações especiais de combate à Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.