Fruta conhecida por seu sabor exótico, geralmente é associada ao cultivo em pequenas quantidades em quintais. No entanto, em Mirandópolis (SP) o cultivo comercial da fruta tem ganhado destaque. Carambola conquista mercado e impulsiona produção no interior paulista
TV TEM/Reprodução
No Brasil, o clima tropical favorece o cultivo de uma variedade de frutas, inclusive a carambola, que teve sua origem na Ásia e chegou ao país no século 19, inicialmente no Nordeste. Com o passar dos anos, a cultura da carambola se expandiu, encontrando no interior de São Paulo um ambiente propício para seu desenvolvimento.
Em uma propriedade em Mirandópolis, no noroeste paulista, mil pés de carambola estão em produção. A colheita é realizada manualmente, com as frutas sendo retiradas uma a uma dos pés e passando por uma primeira seleção.
Veja a reportagem exibida no programa em 28/05/2023:
Carambola conquista mercado e impulsiona produção no interior paulista
Os pés são irrigados e produzem praticamente o ano todo. Em safras anteriores, cada planta produzia 200 quilos de carambola por ano, mas a expectativa do produtor é que, desta vez, a produção seja 25% maior.
Esse aumento na produção se deve à substituição do adubo químico por um orgânico, além das condições climáticas favoráveis.
As carambolas, uma vez colhidas, são embaladas em bandejas, com meio quilo em cada uma. Atualmente, devido ao tamanho e aparência mais vistosos das frutas, o produtor tem conseguido comercializá-las por R$3,00 o quilo, o dobro do valor obtido em safras anteriores.
A produção de carambola abastece principalmente o mercado regional, mas também é destinada à Ceagesp em São Paulo, onde é distribuída para outras regiões do país.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Carambola de fazenda do Noroeste Paulista é exportada para Europa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.