Estudantes de escola estadual de Marília criam projeto de cadeira de rodas com materiais recicláveis


Alunos do oitavo ano do ensino fundamental tiveram ideia após contato com duas pessoas que usam cadeiras de rodas. Projeto quer dar mais autonomia para cadeirantes através de uma plataforma motorizada. Estudantes de Marília (SP) desenham projeto de cadeira de rodas motorizada
Divulgação
Alunos de uma escola estadual de Marília (SP) trabalham no projeto de construção de uma cadeira de rodas com plataforma e motor elétrico feita a base de materiais reciclados. Os estudantes são da unidade de ensino Geógrafa Emico Matsumoto, localizada na zona sul.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, a ideia nasceu do contato entre estudantes e a realidade enfrentada por dois cadeirantes, o pai de um aluno e a irmã de uma professora.
“Para sair das cadeiras e se deslocarem para suas camas ou sofá, os dois sentem muita dificuldade e sempre precisam da ajuda de outra pessoa”, detalha a pasta.
Dois professores da escola estadual “comparam” a ideia dos alunos, que estão no oitavo ano do ensino fundamental, e se uniram aos estudantes para elaborar o projeto e tirá-lo do papel.
Atualmente, os estudantes Thiago da Silva, Lucas Barbosa Alves, Manoela Morais do Prado e Miguel Jaquier são orientados pelos professores Lázaro Marques Carrijo e Maria Terezinha Mattielo Lucas.
No momento, o projeto está sendo finalizado em um programa de software em 3D e a previsão é que em um mês a cadeira comece a ser montada.
Para completar, a proposta de utilizar materiais reciclados combinou com a preocupação ambiental da escola e, de acordo com os envolvidos, “tem o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ecológica entre os estudantes”.
Projeto de alunos marilienses quer dar mais autonomia para pessoas que usam cadeiras de rodas
Divulgação
Projeto
Conforme o projeto, a cadeira de rodas com plataforma motorizada “será capaz de elevar o cadeirante, oferecendo maior autonomia e possibilitando a realização de atividades cotidianas de forma mais independente”.
Para a construção da cadeira vão ser usados um motor de geladeira usado , rodas usadas de bicicleta, metalão e um motor de máquina de vidro de automóvel para a elevação. Os motores estão em fase de testes.
A diretora da escola, Marli Rodrigues de Souza, explica que “esse projeto, além de contribuir para a inclusão social e a qualidade de vida dos cadeirantes, estimula a participação dos alunos no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais”.
De acordo com ela, a iniciativa também acaba “promovendo a educação para a cidadania e o engajamento com questões relevantes para a sociedade”.
O professor Lázaro Carrijo enfatiza a importância de promover a consciência ecológica entre os alunos, ao utilizar materiais recicláveis.
“É uma solução inovadora e de relevância social, diante da dificuldade enfrentada por dois cadeirantes. Essa situação evidencia a necessidade de oferecer meios acessíveis que facilitem o deslocamento e a independência dessas pessoas com mobilidade reduzida”, explica o professor.
Uso de materiais recicláveis torna o projeto de Marília (SP) sustentável do ponto de vista ambiental
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.