
Decisão da comissão divulgada na tarde desta terça-feira (1) será submetida ao plenário da Câmara Municipal na próxima sessão ordinária, marcada para segunda-feira (7), e a decisão dependerá da maioria dos vereadores presentes. Membros de CP que investiga possível quebra de decoro de vereador Eduardo Borgo votaram pelo arquivamento da denúncia em Bauru
Pedro Romualdo/Câmara Municipal de Bauru
Por dois votos a um, os membros da Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Bauru (SP) decidiram pelo arquivamento da denúncia contra o vereador Eduardo Borgo (Novo), acusado de quebra de decoro parlamentar. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (1º).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A CP é composta pela presidente Estela Almagro (PT), o relator Júlio César (PP) e o membro Marcelo Afonso (PSD). Inicialmente, o relator, Júlio César, se posicionou a favor da continuidade da denúncia, argumentando que a defesa apresentada por Borgo não trouxe elementos suficientes para uma decisão final..
A presidente Estela Almagro discordou e votou pelo arquivamento, apontando falhas nas provas apresentadas pela denunciante, a advogada Mariana Fraga Zwicker. Ela questionou a validade dos arquivos e a falta de materialidade do caso.
Após uma pausa na reunião, Marcelo Afonso também se alinhou à presidente e votou pelo arquivamento.
Agora, a decisão da comissão será submetida ao plenário da Câmara Municipal, onde será realizada uma votação para aprovar ou rejeitar o arquivamento da denúncia. A votação ocorrerá na próxima sessão ordinária, marcada para segunda-feira (7), e a decisão dependerá da maioria dos vereadores presentes.
Câmara de Bauru abre Comissão Processante contra vereador Eduardo Borgo por possível quebra de decoro
Andressa Lara/TV TEM
Acusação de quebra de decoro
O episódio que motivou a denúncia ocorreu em 6 de março, após a aprovação de um projeto de Eduardo Borgo que concedeu o título de cidadão bauruense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto foi aprovado por 17 votos a 4.
Segundo a denúncia, após a votação, o vereador teria feito ofensas a uma pessoa presente na sessão, que se manifestou contra a homenagem. O momento foi registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais.
Câmara abre CP contra vereador Borgo por possível quebra de decoro
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região