Em sete anos, Marília ganhou 11 novos poços para abastecimento de água


Os investimentos públicos feitos pela administração municipal beneficiaram todas as regiões da cidade. Os investimentos na melhoria do sistema de abastecimento de água de Marília resultaram na perfuração de 11 novos poços, atendendo a todas as regiões da cidade
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O aprimoramento do sistema de abastecimento de água de Marília está na lista de prioridades da administração municipal desde 2017. Nesses sete anos os investimentos em infraestrutura do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) foram constantes, seguindo o planejamento elaborado pelo poder Executivo e o Daem, visando atender as demandas dos diversos bairros da cidade.
Nesse período, a cidade ganhou onze novos poços de abastecimento de água com capacidade adequada para suprir a demanda da população em todas as regiões de Marília. Além da perfuração de poços, foram construídos dois grandes reservatórios na zona norte e mais um – com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água – na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio do Peixe, o que permitirá ao Departamento de Água e Esgoto dobrar a oferta de água nos horários de maior consumo ou quando for necessário fazer manutenção na ETA.
Entre 2017 e 2023, a autarquia municipal perfurou e entregou dois poços para abastecimento da zona leste, quatro poços somente na região dos novos bairros de Nóbrega, incluindo Maracá e Montana, três poços para a zona norte, um para atendimento da zona oeste e um posto no chamado sistema Cavalete, cuja produção é direcionada exclusivamente aos bairros localizados na zona sul, como Nova Marília.
O Departamento de Água também desenvolve ações de orientação e fiscalização do uso racional da água
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Com relação ao período de seca que Marília e região vêm enfrentando, afetando a captação de água desde a metade do mês de junho, o Daem comunicou que desde abril adotou medidas para enfrentar a estiagem como o acionamento de poços para complementar o abastecimento dos bairros localizados na região leste. A manutenção da rede – o que inclui ações preventivas e reparadoras para evitar vazamentos – também foi intensificada.
O Departamento de Água desenvolve ações de orientação e fiscalização do uso racional da água, orientando os consumidores para que façam o uso racional de água. A forma mais adequada para o uso racional de água inclui não lavar pisos, calçadas, automóveis, reduzir o tempo de banho e concentrar a lavagem de roupa num único dia da semana, dentre outras rotinas que podem ser assumidas pela população.
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