Bairros abastecidos pelo sistema Batalha/Estação de Tratamento de Água (ETA) podem ser prejudicados nesta quinta-feira (28). O sistema abastece cerca de 40% da população da cidade. Lagoa de captação do Rio Batalha, em Bauru
DAE/Divulgação
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) irá suspender, temporariamente, a captação de água na lagoa do Rio Batalha em Bauru (SP) na manhã desta quinta-feira (28).
A suspensão acontece devido a um reparo emergencial em uma adutora de água bruta da Estação de Tratamento de Água. Segundo a companhia, a retomada do abastecimento está previsto de forma gradativa para o final da manhã também desta quinta.
Por causa do serviço, o fornecimento de água para os bairros que são abastecidos pelo sistema Batalha/Estação de Tratamento de Água (ETA) podem ser afetados. São eles:
Jardim Ouro Verde;
Jardim Ferraz;
Granja Cecília;
Sabiás;
Parque Viaduto;
Joaquim Guilherme;
Jardim América;
Jardim Estoril;
Altos da Cidade;
Centro;
Vila Falcão;
Independência;
Vila Industrial;
Alto Paraíso;
Jardim Jussara;
Santa Cândida;
Leão XIII;
Parque Val de Palmas;
Bela Vista.
A autarquia pede aos moradores dos bairros afetados que utilizem racionalmente a água, evitando ao máximo qualquer desperdício. O sistema abastece cerca de 40% da população de Bauru (SP).
Pedidos de caminhões-pipa podem ser solicitados por meio do número 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular. O atendimento ocorre 24h, todos os dias.
Nível do Batalha
A falta de chuvas significativas e as altas temperaturas que assolam a cidade nos últimos dias fizeram o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru emitir, na última sexta-feira (22), um alerta à população sobre a queda gradual do nível da lagoa de captação do Rio Batalha.
Segundo a autarquia, o nível da lagoa atualmente está em 2,84. O patamar considerado ideal é de 3,20 metros. Em nota divulgada na sexta-feira, o DAE orientou a população utilizar água de forma consciente, evitando desperdícios.
Nível da lagoa de captação passou dos 3 metros nesta sexta-feira em Bauru
Cesar Evaristo/ Tv Tem
“Para poupar o Rio Batalha e garantir o abastecimento da população, técnicos da Divisão de Produção e Reservação da autarquia controlam, em tempo real, a quantidade de água captada e realizam manobras para redirecionar a produção dos poços Jardim Imperial, Shopping, Praça Portugal e Chácaras Cardoso às regiões de maior necessidade”, destacou o DAE na nota.
A captação do Rio Batalha atende 40% da população de Bauru. Em 2020, os moradores dos bairros abastecidos por esse sistema viveram meses de rodízio que chegou a ser de até 3 dias sem fornecimento de água.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Reparo em adutora no sistema de captação do Rio Batalha afeta abastecimento de água em Bauru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.