Produtores precisam se enquadrar às exigências do programa. As vacas por exemplo, são avaliadas por técnicos, que dizem se os animais estão aptos a participar. Programa ajuda pequenos criadores a melhorar genética do rebanho bovino
TV TEM/Reprodução
A produção de leite garante o sustento de milhares de famílias no interior do Estado, mas nem todas as propriedades contam com um rebanho de qualidade e isso reflete na ordenha. Para solucionar esse problema, produtores estão recebendo apoio para melhorar a genética do rebanho.
No sítio de Benedito Machado, a rotina é levantar cedo e um dos primeiros compromissos da família é fazer a ordenha. Em média, são retirados 500 litros de leite por dia. Tudo é vendido a laticínios da região.
Conseguir bons índices de produtividade está nos planos de muitos pequenos produtores, mas os desafios são grandes. Um dos apoios que esses criadores têm vem de uma parceria entre as prefeituras e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) do Brasil. É uma iniciativa para garantir acesso a materiais genéticos que possam melhorar a qualidade do rebanho.
Veja a reportagem exibida no programa em 21/05/2023:
Programa ajuda pequenos criadores a melhorar genética do rebanho bovino
Os produtores precisam se enquadrar às exigências do programa. As vacas, por exemplo, são avaliadas por técnicos, que dizem se os animais estão aptos a participar. Depois dos requisitos atendidos, um veterinário vai até a propriedade para fazer a fertilização e continua acompanhando a gestação, tudo sem custo ao produtor.
Esses pequenos produtores são fundamentais para fortalecer a produção de leite, mas dependem de ajuda porque o acesso à genética e à tecnologia nem sempre é fácil e não sai barato.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Programa ajuda pequenos criadores a melhorar genética do rebanho bovino
Adicionar aos favoritos o Link permanente.