No Brasil, quase 10% da população sofre de tabagismo, que é doença, mas tem cura. Em Assis (SP), quem quer se livrar do tabagismo pode procurar qualquer unidade de saúde da cidade. Dia Mundial sem Tabaco: unidades de saúde oferecem tratamento gratuito em Assis
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A prefeitura de Assis (SP) está com inscrições abertas para o programa municipal de tratamento ao tabagismo. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta quarta-feira (31).
Segundo a administração municipal, o tratamento completo dura 90 dias. Durante o período, os pacientes participam de oito encontros presenciais, cada um com aproximadamente 1h30. Em média, 75% dos participantes param de fumar após o programa.
Para aderir ao tratamento, o interessado precisa procurar uma das seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e aguardar pela convocação. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Veja os endereços:
UBS Bonfim – Rua Senhor do Bonfim, 481;
UBS Fiúza – Rua Gonçalves Ledo, 325;
UBS Jardim Paraná – Rua Ponta Grossa, 245;
UBS Mara Isabel – Rua Santa Isabel, 450;
UBS Ribeiro – Rua Viriato Corrêa, 555;
UBS Vila Operária – Avenida Antônio Zuardi, 180.
Sobre a data
O tabagismo é a doença causada pela dependência química da nicotina. Segundo balanço do Instituto Nacional do Câncer feito em 2021, quase 10% da população com mais de 18 anos é fumante no Brasil. Do público, 11,8% são homens e 6,7% são mulheres.
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre o risco de doenças e até mortes que a dependência pode causar. Além da conscientização, a data é um convite para o início de uma nova vida sem tabaco.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Dia Mundial sem Tabaco: unidades de saúde oferecem tratamento gratuito no interior de SP; veja como funciona
Adicionar aos favoritos o Link permanente.