Paciente apresentou os sintomas em junho desse ano, mas resultado só saiu nesta sexta e não há risco de morte. Outros três casos suspeitos são investigados, desses duas pessoas morreram. O carrapato-estrela é um dos principais transmissores da febre maculosa
Getty Images via BBC
A prefeitura de Marília (SP) confirmou nesta sexta-feira (6) um caso positivo de febre maculosa na zona rural do distrito de Avencas, além da existência de outros três casos suspeitos da doença.
Segundo a administração municipal, a pessoa que teve diagnóstico confirmado, apresentou sintomas em junho deste ano, mas o resultado só saiu nesta sexta e não há risco de morte.
Entre os casos suspeitos estão dois pacientes que morreram e não estão descartadas as ocorrências de outros tipos de doenças, como dengue, leishmaniose e leptospirose.
Segundo o município, órgãos públicos têm feito uma varredura no distrito para identificar situações de risco das doenças citadas, pois os sintomas delas se confundem.
A vistoria inclui cães com sintomas e busca por infestação de carrapatos, vetor de transmissão da febre maculosa. A população está sendo orientada a adotar comportamento preventivo.
Na próxima terça-feira (10) médicos veterinários e equipes da vigilância ambiental e da antiga Sucen irão fazer varredura nas margens dos dois rios que margeiam o distrito, os córregos da prata e o do pombo, segundo a prefeitura.
A rede básica de saúde emitiu comunicado de alerta para todos os moradores de avencas.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM
Marília confirma caso de febre maculosa em distrito de Avencas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.